Layout do blog

Prótese dentária: quem pode usar e quais são os principais tipos.

Adriele Cristina de Freitas Stein, implantodontista e franqueada da Oral Sin


Perder um ou mais dentes pode ser muito traumático para algumas pessoas, mas com a evolução da odontologia, não somente na questão material e tecnológica, mas no tratamento mais humanizado, existem opções que englobam a estética, qualidade e durabilidade com implantes e próteses para atender aos mais diferentes tipos de casos.


As duas técnicas têm o mesmo objetivo, substituir dentes perdidos, mas o implante é uma estrutura de titânio cirurgicamente introduzida na região do maxilar. Esse procedimento faz a substituição de raízes que foram perdidas com a extração ou a queda de dentes. Já as próteses, que podem ser removíveis ou fixas, são estruturas cuja função é restabelecer a função mastigatória e estética e caracteriza pela parte visível do tratamento. As próteses podem estar fixadas em implantes, como é o caso da prótese protocolo, ou serem removíveis, como ocorre com a dentadura.


As indicações e especificações de cada tipo variam bastante de uma técnica para outra e por isso é tão importante buscar um profissional qualificado para indicar o que é melhor para o seu sorriso. O tratamento reabilitador com implantes dentários vai muito além da reposição do dente perdido e não é procurada apenas por pessoas acima de 40 anos e idosos, mas pode ser feita em qualquer paciente acima dos 18 que esteja insatisfeito com seu sorriso.


Quais são os tipos de próteses?


Existem vários tipos de prótese dentária no mercado, mas a prótese protocolo, a técnica de carga imediata, a prótese sobre implante unitárias e as lâminas de porcelana são as mais procuradas.


Prótese Protocolo


Neste tratamento, a prótese pode ser colocada tanto na maxila (parte superior da boca) como na mandíbula (parte inferior). Ela fica fixada aos implantes e é uma ótima solução para pacientes que perderam todos os dentes e desejam fixá-los novamente, deixando de lado a dentadura. A protocolo oferece segurança e estabilidade aos pacientes e segurança para mastigar qualquer tipo de alimento.

Carga Imediata


A carga imediata é ideal para a recuperação do sorriso de forma rápida e segura. Ela foi criada para devolver os dentes perdidos no menor tempo, com colocação em até 72h e devolver a mastigação completa ao paciente. O que no tratamento convencional poderia levar vários meses:

No momento de instalação dos implantes e fixação do parafuso, ele tem um travamento mínimo e necessário para que esse implante possa receber os dentes de forma imediata. São 72h ou menos devido ao tempo de confecção e questão laboratorial, mas em alguns casos a colocação da prótese é imediatamente após a cirurgia.


O que possibilita a execução dessa técnica em relação à convencional é o planejamento prévio e a qualidade óssea do paciente para reabilitar proteticamente esses implantes.


Prótese sobre implante


A prótese sobre implante é utilizada quando há necessidade de repor um ou mais dentes na boca do paciente. Ela é fixada sobre o pino de titânio e confeccionada em porcelana, material altamente estético e resistente. Durabilidade e estabilidade de cor, a prótese promove conforto para o paciente durante a mastigação, um resultado bastante natural, sem sofrer alterações em sua cor com o passar dos anos.


Lâminas de porcelana


Já para os pacientes que estão insatisfeitos com o sorriso e sofrem com dentes desalinhados ou com coloração alterada, ele pode recorrer às lâminas de porcelana, conhecidas também como facetas ou lentes de contato dental. Um tratamento moderno que possibilita o paciente ter seus dentes da maneira que sempre sonhou. A técnica é feita através de um planejamento virtual, onde o profissional faz todo o planejamento e em questão de poucos dias, pode ter um novo sorriso.


A reabilitação com próteses devolve todos os dentes de forma prática, segura e com materiais de alta qualidade, que devolvem uma estética totalmente agradável e satisfatória aos pacientes. Vale lembrar que a melhor técnica varia conforme a necessidade de cada um e deve ser orientada pelo seu dentista.


Graduada em odontologia pela Unicesumar, Adriele Cristina de Freitas Stein é implantologista e franqueada da Oral Sin há seis anos. Referência em implantes dentários, a Oral Sin é uma rede de clínicas odontológicas que está no mercado há duas décadas proporcionando conforto e segurança aos seus pacientes. Fazendo parte do Grupo OdontoCompany a rede possui mais de 500 unidades e está presente em todos os estados do Brasil. A Oral Sin realiza cerca de 30 mil tratamentos por mês, o que a coloca como a nº1 do país em implantes dentários.

Geração Y: busca por implante dentário aumenta no Brasil
22 de novembro de 2024
8 milhões de brasileiros com mais de 30 anos já usam prótese. Ansiedade e estresse são algumas das causas para a perda dos dentes.
DTM: Entenda a Disfunção Temporomandibular e como tratar
28 de outubro de 2024
A Disfunção Temporomandibular (DTM) afetam as articulações da mandíbula e pode causar dor e dificuldades funcionais.
Mordida profunda: o que é e como tratar
28 de outubro de 2024
Entenda o que causa a mordida profunda, suas consequências e possíveis tratamentos.
Prótese dentária fixa: o que é, quais os tipos, quanto custa
22 de outubro de 2024
Confira tudo que você precisa saber sobre a prótese dentária fixa e seus benefícios.
Mordida aberta: entenda as causas e como tratar
22 de outubro de 2024
Entenda os fatores que causam a mordida aberta e as opções de tratamento, como alinhadores invisíveis.
5 dicas para comer doces sem prejudicar a saúde bucal
14 de outubro de 2024
Descubra como saborear seus doces favoritos sem colocar seus dentes em risco com essas dicas essenciais!
Placa de bruxismo: saiba tudo sobre ela
7 de outubro de 2024
Entenda para que serve e quais são os benefícios de utilizar a placa de bruxismo.
Obturação de dente: tudo que você precisa saber
7 de outubro de 2024
Saiba em que casos as obturações são necessárias e como elas ajudam a preservar a saúde bucal.
Erosão dentária: entenda as causas e tratamentos
24 de setembro de 2024
Erosão dentária: entenda as causas e tratamentos
Protocolo All-on-4: como é esse implante dentário?
23 de setembro de 2024
Saiba como o protocolo all-on-4 pode recuperar todos os dentes fixos com poucos implantes dentários e sem enxerto ósseo.
Mais Posts
Share by: